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808 020 025

Perguntas Frequentes

Plano Energia³

O que é o plano Energia³?

O plano Energia³ resulta de uma parceria entre a Galp Energia e o Continente que disponibiliza produtos energéticos com descontos muito competitivos tanto no mercado livre de energia (eletricidade e gás natural), como na aquisição de combustível e de garrafas de gás.

Como funciona o plano Energia³?

Descontos no termo fixo da eletricidade e gás natural

Os descontos são atribuídos através de um cupão enviado com a sua fatura de energia. Este deverá posteriormente ser apresentado numa caixa de pagamento quando efetuar uma compra numa loja Continente, Continente Modelo e Continente Bom dia, para ser carregado no saldo do Cartão Continente associado ao seu contrato de energia.

Os descontos variam consoante o Plano Energia³ contratado: consulte aqui as tabelas para as propostas Dual (eletricidade + gás natural) e propostas Eletricidade.

Descontos no Combustível

  1. Faça compras no Continente

    Nas lojas Continente, Continente Modelo e Continente Bom dia, por compras de valor superior a €30 no seu Cartão Continente, recebe um cupão de 12 cêntimos de desconto por litro de combustível.

  2. Abasteça na Galp

    Nos Postos Galp aderentes, abasteça o seu veículo e no momento do pagamento apresente, dentro do prazo de validade, o cupão conjuntamente com o Cartão Continente que originou o desconto.

  3. Poupança no seu Cartão

    Por cada litro abastecido, acumula 12 cêntimos no seu Cartão Continente, até um limite máximo de 60 litros por abastecimento.

Descontos na aquisição de garrafas de gás

Poderá usufruir de um carregamento em Cartão Continente de montante correspondente a 5% do preço na aquisição de garrafas de gás de peso igual ou inferior a 13 Kg, nas lojas Continente. O desconto é limitado a uma garrafa por mês.

Como aderir ao plano Energia³

Poderá aderir através dos seguintes meios:

  • Na internet: aderir aqui;
  • Por telefone: 808 020 025 (disponível de 2ª a 6ª feira, das 8:30 às 22:00 e sábado das 8:30 às 20:00);
  • Em qualquer loja Galp Energia;

Quais as vantagens do plano Energia³?

Descontos muito competitivos na eletricidade, gás e no combustível

Ao aderir ao plano Energia³ poderá usufruir de descontos no termo fixo da eletricidade e gás natural, no preço do combustível e na aquisição de garrafas de gás.

Total liberdade de escolha

Pode escolher a proposta do plano Energia³ que melhor se adapta à sua vida. O plano Energia³ tem a solução para quem quer contratar o fornecimento de 1 energia (eletricidade) ou para quem quer juntar 2 energias (eletricidade e gás natural) numa única fatura, beneficiando de descontos não só no termo fixo da eletricidade e do gás natural, mas também na aquisição de combustível e de garrafas de gás.

É fácil mudar e simples aderir

A Galp Energia trata da mudança do seu contrato atual de eletricidade e gás natural sem qualquer interrupção no fornecimento de energia. Para aderir basta preencher o formulário aqui, ligar para o 808 020 025 ou dirigir-se a uma loja Galp Energia.

Ao aderir ao plano Energia³ é necessário efetuar um novo contrato de eletricidade ou gás natural?

Sim, a adesão ao plano Energia³ implica a celebração de um novo contrato em mercado livre. No entanto o novo contrato não tem custos nem implica a interrupção do fornecimento de energia.

Nota: encontra-se a decorrer o prazo legal para a extinção das tarifas transitórias, pelo que os consumidores que ainda sejam fornecidos por comercializadores de último recurso (CUR) deverão efetuar um novo contrato com um comercializador em regime de mercado livre.

Que documentos são necessários para aderir?

Para iniciar o processo de adesão deverá reunir os seguintes documentos:

  • Número de identificação fiscal;
  • Número do documento de identificação civil (cartão do cidadão, BI, etc);
  • Uma fatura recente de eletricidade e/ou gás natural (caso já tenha algum dos serviços ativos);
  • IBAN (caso pretenda aderir ao débito direto).

Adicionalmente, será necessário identificar o número de Cartão Continente que se pretende associar ao plano Energia³.

O titular do contrato de eletricidade e/ou gás natural não é o mesmo da conta de Cartão Continente. Posso aderir?

Sim. O nome do titular do contrato de eletricidade e/ou gás natural pode ser diferente do titular do Cartão Continente. O desconto será atribuído ao titular do Cartão Continente indicado no formulário de adesão, contudo o cupão de desconto será enviado para a morada constante da fatura de eletricidade e/ou gás natural.

Como posso exercer o meu direito de livre resolução do contrato?

O consumidor tem o direito de livre resolução do contrato, sem necessidade de indicar qualquer motivo, no prazo de 14 dias de calendário a contar do dia seguinte ao da sua celebração.

A fim de exercer o seu direito de livre resolução, o consumidor deve enviar, antes do termo do prazo, a sua decisão de resolução do contrato por meio de uma declaração inequívoca enviada por carta registada com aviso de recepção para a morada Apartado 4039 EC - S Domingos de Benfica 1501-001 ou do correio electrónico galpon@galpenergia.com.

Como são calculados os descontos?

Eletricidade e/ou gás natural

Os descontos são calculados sobre os preços Galp e aplicam-se ao valor do termo fixo do gás natural e/ou ao valor do termo de potência da eletricidade.

O termo fixo do gás natural significa o valor fixo a pagar pelo número de dias de fornecimento que componham o período de faturação. Este valor apenas varia em função do escalão de consumo de gás natural contratado.

O termo de potência de eletricidade significa o encargo de potência a pagar pelo número de dias que componham o período de faturação. Este valor apenas varia em função da potência contratada.

Combustível

Nas lojas Continente, Continente Modelo e Continente Bom dia, por compras de valor superior a €30 no seu Cartão Continente, recebe um cupão de 12 cêntimos de desconto por litro de combustível, até um máximo de 60 litros.

Garrafas de GPL

Por cada garrafa de gás adquirida numa loja Continente, beneficia de um desconto de campanha de 5% (limitado a aquisição de uma garrafa até 13 Kg por mês).

Como posso identificar o termo fixo nas minhas faturas de eletricidade e gás?

Eletricidade

Numa fatura de eletricidade, o termo fixo vem identificado como potência ou potência contratada. Tendo como exemplo um Cliente com 6,9 KVA de potência contratada, aderindo ao plano Energia³ poderá ter um desconto de 40% sobre o preço a pagar pela potência contratada (IVA incluído), ou seja, recebe um vale de desconto de 3,31€ a carregar em cartão Continente nesse mês.

Detalhe do cálculo: 8,97€ (s/IVA) × 1,23 × 40% = 4,41€

Gás natural

Numa fatura com o termo fixo do segundo escalão de gás natural, aderindo ao plano Energia³ poderá ter um desconto de 40% sobre o preço a pagar pelo termo fixo (IVA incluído), ou seja, recebe um vale de desconto de 1,30€ a carregar em cartão Continente nesse mês.

Detalhe do cálculo: 3,51€ (s/IVA) × 1,23 × 40% = 1,73€

Após aderir ao plano Energia³, durante quanto tempo poderei usufruir das suas vantagens?

Os Clientes que adiram ao plano Energia³ poderão usufruir das suas vantagens por um período de 12 meses após a ativação do contrato.

Quem pode aderir ao plano Energia³?

Eletricidade: válido para Clientes residenciais para as tarifas simples e bi-horária com potências contratadas entre 3,45 kVA e 20,7 kVA em Portugal Continental.

Gás natural: válido para os clientes residenciais dos escalões 1, 2, 3 e 4 de gás natural (consumos até 10.000 m³/ano).

Existe um período de fidelização associado ao plano Energia³?

Não existe período de fidelização. Poderá mudar de plano ou mesmo de comercializador em qualquer altura.

O plano Energia³ é exclusivo para Clientes Particulares?

Sim. O plano Energia³ são exclusivos para os clientes residenciais que cumpram com os requisitos abaixo:

Eletricidade: clientes residenciais com as tarifas simples e bi-horária e potências contratadas entre 3,45 e 20,7 kVA em Portugal Continental.

Gás natural: clientes residenciais dos escalões 1, 2, 3 e 4 de gás natural (consumos até 10.000 m&3sup;/ano).

Passarei a receber apenas uma fatura ao contratar o fornecimento de eletricidade e gás natural?

Sim, ao aderir a este plano passará a receber apenas uma única fatura com a discriminação de todos os valores referentes ao consumo de eletricidade e de gás natural, assim como dos descontos obtidos. Desta forma, poupa o ambiente e controla, numa única fatura, a gestão energética da sua habitação.

Estando já no mercado liberalizado posso aderir ao plano Energia³?

Sim, pode aderir.

Posso aderir ao plano Energia³ mesmo sendo Cliente Galp On?

Sim, pode aderir. No caso específico dos Clientes que tenham contratado um plano Comfort, a adesão depende do pagamento das mensalidades do serviço eventualmente em falta.

Quais as modalidades de pagamento disponíveis?

A oferta económica mais vantajosa para os Clientes é obtida através do pagamento por débito direto, com adesão à fatura electrónica. O plano Energia³ permite ainda dispor do pagamento por multibanco, nas estações dos CTT ou nas lojas Payshop com ofertas de desconto diferenciadas.

É possível ter conta certa e aderir ao plano Energia³?

Sim.

É necessário assinar o contrato?

Se efetuar a sua adesão por telefone, receberá, por e-mail ou correio postal, as condições particulares e gerais da proposta contratada. Caso tenha optado pelo pagamento da sua fatura através da modalidade de débito direto, receberá igualmente o mandato de autorização de débito SEPA (por e-mail ou correio postal, conforme a opção selecionada), o qual deverá devolver devidamente assinado.

O não envio da autorização de débito ou o seu incorreto preenchimento não impedem o início de fornecimento, mas a Galp Power poderá faturar e cobrar os consumos de acordo com a proposta existente para a energia que contratou, sem esta modalidade de pagamento e os benefícios a ela associados, e cujas condições comerciais se encontram disponíveis para consulta na página de internet energia3.pt.

Se efetuar a adesão através do site da internet, receberá o contrato no endereço de e-mail que nos indicar, não sendo necessário devolvê-lo assinado.

Se efetuar a adesão numa loja Galp Energia, num posto de abastecimento Galp ou numa loja Continente, deverá proceder à assinatura do contrato.

Tenho gás canalizado na minha habitação. Posso aderir a um plano Energia³?

O plano Energia³ é válido apenas para o abastecimento eletricidade ou de gás natural. Apesar da maioria das habitações com gás canalizado já ser abastecida a gás natural, existem imóveis cujo fornecimento é efetuado através de gás propano (GPL). Confirme através da sua fatura se é efetivamente abastecido a gás natural. Caso não disponha de gás natural, poderá aderir a uma proposta de eletricidade.

O plano Energia³ está disponível em todo o país?

O plano Energia³ está disponível em todo o território de Portugal Continental.

É possível aderir à tarifa social e simultaneamente a um plano Energia³?

Sim, é possível.

Posso solicitar a alteração do plano contratado durante o período de vigência do contrato?

Sim, pode mudar em qualquer altura.

Tenho uma instalação de microprodução em casa. Posso aderir ao plano Energia³?

Sim. O plano Energia³ está disponível para Clientes neste regime, contudo o contrato de venda de energia à rede mantém-se com o comercializador de último recurso de eletricidade.

Qual a diferença entre a tarifa simples e a bi-horária?

Na tarifa simples o preço da eletricidade é igual em todas as horas do dia. Na tarifa bi-horária o preço da eletricidade é mais reduzido nos períodos noturnos ou ao fim de semana e mais elevado nos restantes períodos (comparativamente com a tarifa simples).

Tendo em consideração o período do dia em que o preço da energia é mais baixo, poderá escolher o ciclo horário mais adequado às suas necessidades:

No Ciclo Diário o preço da energia é mais baixo:

  • das 22h às 8h (tanto de verão como de inverno).

No Ciclo Semanal o preço da energia é mais baixo:

  • de segunda à sexta: das 0h às 7h (tanto de verão como de inverno);
  • ao sábado: das 0h às 9h00, das 14h às 20h00 e das 22h às 24h no verão e das 0h às 9h30, das 13h às 18h30 e das 22h às 24h no inverno;
  • ao domingo: durante todo o dia (tanto de verão como de inverno)

Nota: o horário de verão começa no último domingo de março e o horário de inverno começa no último domingo de outubro.

É necessário efetuar alguma intervenção para mudar para a tarifa bi-horária?

Se o contador instalado estiver já preparado para registar consumos em diferentes períodos do dia ou da semana, não será necessária qualquer intervenção. Caso contrário, será necessário proceder à substituição do contador, não implicando qualquer custo adicional para o Cliente.

O que são ciclos horários?

Os ciclos horários definem os períodos do dia em que é cobrado a tarifa mais reduzida e a tarifa mais elevada (comparativamente com a tarifa simples). Existem duas opções: um ciclo diário para quem tem um consumo de eletricidade homogéneo ao longo da semana e um ciclo semanal para quem usa a eletricidade com maior intensidade aos fins de semana.

Até quando é possível aderir ao plano Energia³?

É possível aderir ao plano Energia³ até 30 de setembro de 2017 através dos seguintes meios:

  • Na internet: galp.continente.pt ;
  • Por telefone: 808 020 025 (disponível de 2ª a 6ª feira, das 8:30 às 22:00 e sábado das 8:30 às 20:00);
  • Em qualquer loja Galp Energia;

Como são calculados os preços da eletricidade e gás natural?

Os preços têm por base os preços Galp em vigor, sobre os quais são aplicados os descontos no valor do termo fixo do gás natural e no valor do termo de potência da eletricidade.

Qual a periodicidade da faturação?

A faturação é mensal, evitando o inconveniente de faturas bimestrais de elevados montantes e, como tal, mais adequada à gestão do orçamento das famílias.

O contrato de energia é celebrado com que empresa?

O contrato é celebrado com a Galp Power, S.A., empresa do Grupo Galp Energia para a comercialização retalhista de energia em regime de mercado livre.

Se eu não for o titular do contrato de eletricidade/gás natural posso aderir ao plano Energia³?

Se não for o atual titular do contrato poderá solicitar essa alteração. No caso específico dos contratos de gás natural, e independente do plano em questão, a alteração de titularidade implicará a realização de uma inspeção com custos para o Cliente.

Os dados de autorização do débito em conta deverão ser os mesmos do titular do contrato de eletricidade e gás?

O titular da conta bancária para débito direto pode ser diferente do titular do contrato de eletricidade/gás natural. Todos os dados fornecidos são da responsabilidade do Cliente.

Está disponível algum contacto telefónico para esclarecer questões comerciais, reclamações, aumento de potência, alteração de opções tarifárias, dúvidas na fatura, entre outros?

Após a adesão o Cliente pode contactar a Linha de Apoio Galp Power através do nº 808 50 30 30, 2ª a 6ª feira, das 9h às 21h.

Descontos Galp

De que forma são carregados os descontos na eletricidade e gás natural no Cartão Continente?

Os descontos da eletricidade e gás natural serão atribuídos através de um cupão enviado com a sua fatura de energia. Este deverá posteriormente ser apresentado numa caixa de pagamento quando efetuar uma compra numa loja Continente, Continente Modelo ou Continente Bom dia, para ser carregado no saldo do Cartão Continente associado ao seu contrato de energia.

Como é enviado o cupão de desconto na eletricidade e gás natural aos Clientes que têm fatura eletrónica?

O cupão de desconto da eletricidade e gás natural é incluído na fatura que será enviada ao Cliente por e-mail. Para carregar o valor no saldo do Cartão Continente, o Cliente tem duas formas de apresentar o cupão à operadora de caixa: informando o número do cupão que apresente em formato digital ou imprimindo a fatura.

Tenho de apresentar o Cartão Continente para utilizar o cupão de desconto (eletricidade e gás natural)?

Sim, o cupão só é válido se apresentar o Cartão Continente visto que o desconto será acumulado em saldo no seu cartão.

Posso usar o cupão de desconto (eletricidade e gás natural) de outra pessoa?

Não, os cupões são intransmissíveis. Cada cupão só é ativado com a apresentação do respetivo cartão da conta associado.

Pode ser utilizado mais do que um cupão (eletricidade e gás natural) numa única compra?

Sim, se tiver mais do que uma fatura de eletricidade e/ou gás natural associada ao mesmo cartão, receberá um cupão por cada local de fornecimento, e os mesmos podem ser utilizados numa única compra. No entanto, o valor dos descontos carregados em cartão só pode ser utilizado no dia seguinte.

Posso usar os cupões de desconto do plano Energia³ (eletricidade e gás natural) com outras promoções da loja?

Sim, os cupões são acumuláveis com outras promoções em curso. No entanto, o saldo apenas será creditado no Cartão Continente no dia seguinte à apresentação do cupão numa loja Continente.

Existe um valor mínimo de compra para o rebate do cupão (eletricidade e gás natural)?

Não existe um valor mínimo de compra para o rebate do cupão.

Quando é que o valor de desconto fica disponível no meu cartão (eletricidade e gás natural)?

O valor do desconto de eletricidade e gás natural é acumulado no saldo do Cartão Continente e estará disponível para utilização no dia seguinte.

Qual é a validade dos cupões correspondentes aos descontos na eletricidade e gás natural?

Os cupões de desconto na eletricidade e gás natural são válidos até ao final do mês seguinte ao da sua data de emissão.

Ao aderir ao plano Energia³ poderei usufruir de descontos na aquisição de garrafas de gás? Em que condições?

Sim. Ao aderir ao plano Energia³, durante o período promocional, poderá usufruir de 5% de desconto, em Cartão Continente, na aquisição de garrafas de gás de peso igual ou inferior a 13 KG, nas lojas Continente, Continente Modelo e Continente Bom Dia (1 garrafa por mês).

O desconto é válido enquanto o cliente se mantiver no plano Energia³, com um limite máximo de 12 meses após a ativação do contrato.

Qual o número de garrafas de gás que é possível adquirir com desconto?

Ao aderir ao plano Energia³ poderá adquirir 1 garrafa de gás por mês, de peso igual ou inferior a 13 Kg, com 5% de desconto em Cartão Continente.

A que garrafas de gás se aplica o desconto?

O desconto aplica-se a todas as garrafas Galp de peso igual ou inferior a 13kg.

Em que lojas Continente é possível adquirir garrafas de gás?

Poderá consultar as lojas Continente que vendem garrafas de gás na página de contactos.

E se tiver gás natural? Posso acumular os descontos do gás natural e das garrafas de gás?

Sim, pode acumular os dois descontos. No caso do gás natural o desconto ser-lhe-á enviado através de um cupão com a sua fatura e no caso das garrafas de gás o desconto será diretamente carregado no Cartão Continente no momento da aquisição da garrafa. No entanto, o valor do desconto só pode ser utilizado no dia seguinte.

Ao aderir ao plano Energia³ poderei usufruir de descontos no combustível? Em que condições?

Sim. Os Clientes que adiram ao plano Energia³ poderão usufruir de um desconto de 12 cêntimos por litro de combustível para um abastecimento máximo de 60 litros, em compras no Continente de valor superior a 30€.

O desconto pode ser carregado em Cartão Continente enquanto o cliente se mantiver no plano Energia³, com um limite máximo de 12 meses após a ativação do contrato.

Como posso usufruir dos descontos no combustível em Cartão Continente?

É muito simples:

  1. Faça compras no Continente

    Nas lojas Continente ou Continente Modelo, em compras de valor superior a €30 no seu Cartão Continente, recebe um cupão de 12 cêntimos de desconto por litro de combustível.

  2. Abasteça na Galp

    Nos Postos Galp aderentes, abasteça o seu veículo e no momento do pagamento apresente o cupão conjuntamente com o Cartão Continente que originou o desconto.

  3. Poupança no seu Cartão

    Por cada litro abastecido, acumula 12 cêntimos no seu Cartão Continente (ou 16 cêntimos caso realize o pagamento com o Cartão Universo), para um máximo de 60 litros.

Quantas vezes posso usufruir dos descontos no combustível?

Por cada vez que fizer compras com o seu Cartão Continente, no valor mínimo de 30€, poderá beneficiar do desconto de 12 cêntimos/litro, para um máximo de 60 litros, a acumular no seu Cartão Continente.

Em que postos Galp posso utilizar os cupões de desconto no combustível?

Os cupões de desconto no combustível são válidos nos postos Galp aderentes. Ver mapa.

Como posso utilizar os cupões de desconto no combustível?

Nos Postos Galp aderentes, abasteça o seu veículo e no momento de pagamento apresente o cupão conjuntamente com o Cartão Continente que originou o desconto.

O desconto é válido para um abastecimento máximo de 60 litros. Não é aplicável a Gasóleo Agrícola e de Aquecimento, a pagamentos com Galp Frota totais ou fracionados, Galp Frota Business e Ticket Car. Não disponível em sistemas de pagamento automático na bomba (Via Verde e Pay & Go).

Os cupões de desconto são válidos durante 21 dias, não sendo acumuláveis entre si.

Quantos cupões de desconto no combustível posso utilizar por cada abastecimento?

Pode utilizar um cupão de desconto por cada abastecimento. Os cupões de desconto não são acumuláveis entre si.

Posso acumular o cupão de 12 cêntimos por litro de combustível com outros vales de desconto, num abastecimento no posto Galp?

O cupão de 12 cêntimos por litro de combustível pode ser acumulado com outros vales de desconto excepto se as condições de utilização dos outros vales de desconto indicarem expressamente a impossibilidade de acumulação com os cupões de desconto de 12 cêntimos por litro.

Posso utilizar o cupão de desconto em combustível como meio de pagamento?

Não, o valor do desconto em combustível obtido na transação é acumulado no saldo do seu Cartão Continente.

Posso utilizar o cupão de desconto em combustível no sistema de pagamento automático exterior dos postos Galp?

Não, os cupões de desconto em combustível não podem ser utilizados nos sistemas de pagamento automático dos postos Galp (Via Verde ou pagamento na bomba).

Posso acumular pontos no Cartãofast e saldo em Cartão Continente na mesma compra de combustível?

Sim, o Cartãofast pode ser utilizado para acumulação de pontos fast na mesma compra em que acumula saldo em Cartão Continente.

Por ter aderido ao Energia³ e ser cliente Cartão Universo tenho vantagens adicionais?

Se ao cupão de desconto de 12 cêntimos por litro, emitido pelo Continente, por ser cliente do Plano Energia³, juntar o pagamento de combustível num posto Galp com o Cartão Universo, obtém um desconto de 16 cêntimos por litro (até ao máximo de 60 litros).

Cartão Continente

O que é o Cartão Continente?

O Cartão Continente permite acumular e utilizar descontos em qualquer uma das lojas Continente, Continente Modelo e Continente Bom Dia, Continente Online, Note!, Pets & Plants, Bom Bocado, Well's, MO e Zippy. Estes descontos são válidos durante 1 ano a contar da sua última compra nas lojas. Para além disso, o Continente agradece a sua fidelidade com a oferta de €5 por cada €500 em compras.

Onde posso ter mais informação sobre o Cartão Continente?

Poderá consultar toda a informação sobre o Cartão Continente no site www.cartaocontinente.pt ou no balcão de informação de qualquer loja Continente.

Não tenho Cartão Continente. Posso aderir ao plano Energia³?

Para aderir ao plano Energia³ é necessário ser titular de um Cartão Continente, mas caso ainda não seja, poderá fazê-lo no momento de adesão ao plano ou numa loja Continente preenchendo o cupão de adesão e entregando-o no balcão de Apoio ao Cliente. Pode ainda aderir através do site Cartão Continente ou através do Continente Online.

Onde posso aderir ao Cartão Continente?

Pode aderir numa loja Continente preenchendo o cupão de adesão e entregando-o no balcão de Apoio ao Cliente. Pode ainda aderir através do site Cartão Continente ou através do Continente Online.

Quando posso utilizar o valor acumulado no Cartão Continente?

O valor acumulado poderá ser utilizado a partir do dia seguinte ao carregamento e tem a validade de um ano sempre que efetuar compras.

Onde posso utilizar o valor acumulado no Cartão Continente?

O valor acumulado poderá ser utilizado nas suas compras nas lojas Continente, Continente Online, Well’s, Bom Bocado, Note!, Pets & Plants,MO e Zippy.

Se decidir abandonar o plano Energia³, o que acontece aos cupões que ainda estiverem na minha posse? Perdem a validade?

Não. Todos os cupões que foram entregues poderão ser carregados em cartão Continente dentro dos respetivos prazos de validade.

Tenho um problema com o meu Cartão Continente, o que devo fazer?

Deverá comunicar o problema do seu cartão no balcão de Apoio ao Cliente de uma loja Continente ou ligando para o Serviço de Apoio Cliente (707 20 19 19).

Perdi o meu Cartão Continente, o que devo fazer?

Deverá comunicar a perda do seu cartão no balcão de Apoio ao Cliente de uma loja Continente ou ligando para o Serviço de Apoio Cliente (707 20 19 19) e, caso pretenda, solicitar uma 2ª via do cartão.

Com o Cartão Universo posso aderir ao Plano Energia³?

Sim, pode fornecer o nº de fidelização do Cartão Universo, presente no verso do cartão, para associar ao seu contrato Energia³.

Pode aderir ao Cartão Universo numa loja Continente, Worten ou Sport Zone. Pode ainda preencher em www.universo.pt o pedido para subscrição ao Cartão Universo antes de se dirigir a uma das lojas.

Mercado livre e mudança de comercializador

O que significa a extinção das tarifas transitórias no gás natural e na eletricidade?

Com a publicação dos recentes diplomas legais ficou definido o processo de extinção das tarifas transitórias, pelo que os consumidores que ainda tenham contrato de fornecimento com um comercializador de último recurso (CUR) deverão celebrar um novo contrato com um comercializador de gás natural e eletricidade em regime de mercado livre.

Existe um período transitório? Para que serve e qual a duração?

Tendo presente a dimensão das alterações ao mercado que a extinção de tarifas acarreta (cerca de 6 milhões de consumidores na eletricidade e mais de 1.2 milhões no gás natural), foi consagrado um período transitório, para que a adaptação de consumidores e comercializadores possa ser gradual e sustentada.

O período transitório deve servir aos consumidores para avaliarem as ofertas de mercado existentes e aos comercializadores para alargarem a sua base de oferta de mercado.

O que são as tarifas transitórias?

Para que a adaptação dos consumidores possa ser gradual, subsiste a publicação de tarifas transitórias aprovadas pela ERSE. Estas tarifas incorporam um fator de agravamento de preços que tem como objetivo induzir a passagem dos clientes para o mercado livre. As tarifas transitórias podem ser revistas trimestralmente pela ERSE em função das condições do mercado.

O que é o mercado liberalizado?

É o segmento do mercado em que vários comercializadores de eletricidade e gás natural podem concorrer livremente em preços e condições comerciais, observando as regras da concorrência, a lei geral e os regulamentos aplicáveis.

Em que diferem o fornecimento por um comercializador de último recurso (CUR) e o fornecimento em mercado livre?

No fornecimento pelos comercializadores de último recurso (CUR), as tarifas de venda de eletricidade e de gás natural para os consumidores finais são revistas trimestralmente pela ERSE

No mercado livre, os preços da energia passam a ser definidos pelo mercado e cada comercializador de gás natural e eletricidade passará a fazer ofertas com preços diferenciados em regime concorrencial.

Ao mudar para o mercado liberalizado posso voltar a ser fornecido por um comercializador de último recurso (CUR)?

Não, desde 1 de janeiro de 2013 que não é possível celebrar novos contratos com comercializadores de último recurso, salvo nalgumas situações excecionais previstas na legislação.

Desde 1 de janeiro de 2013 que os novos contratos de eletricidade e gás natural têm que ser celebrados no mercado liberalizado?

Sim, a partir dessa data já não existe possibilidade de celebrar novos contratos com comercializadores de último recurso, salvo nalgumas situações excecionais previstas na legislação.

Qual a empresa do grupo Galp Energia no mercado liberalizado?

A Galp Power, S.A. é a empresa do grupo Galp Energia que está presente no mercado liberalizado de eletricidade e gás natural, para o segmento residencial e pequenas e médias empresas.

Os Clientes que quiserem manter contrato com comercializadores de último recurso têm que o expressar?

Não. Os Clientes podem manter o seu fornecedor de último recurso até o fim do período transitório, durante o qual a ERSE continuará a fixar tarifas transitórias.

O fornecimento de energia é diferente no mercado liberalizado?

Não, é exatamente igual. A mudança de comercializador é apenas uma transferência de relacionamento comercial, pelo que no processo de mudança não são alterados quaisquer equipamentos ou características da instalação de consumo, tais como a potência contratada ou o escalão de consumo (exceto se o cliente assim o pretender).

Ao contratar o fornecimento de eletricidade e gás natural com a Galp Power, quem devo contactar se tiver uma avaria de gás ou eletricidade?

Basta que entre em contacto com a Galp Energia (808 50 30 30) para que esta possa efetuar o registo e reportar a anomalia. Em caso de emergência, nomeadamente em situações de fugas de gás ou interrupção prolongada de fornecimento elétrico, deverá ligar para a respetiva linha de atendimento de emergências dos operadores de rede (piquetes) que são indicados na fatura.

Se celebrar contrato hoje, fico automaticamente a beneficiar das condições da proposta?

Após a celebração de contrato, o mesmo será submetido a uma validação por parte do GPMC (Gestor do Processo de Mudança de Comercializador). É um processo rápido (tipicamente, menos de 1 semana) e que visa verificar dados técnicos e comerciais referentes ao local de fornecimento. Assim que o processo for validado, é comunicado ao Cliente o dia a partir do qual o serviço fica ativo com a Galp Energia e a partir daí passará a usufruir das vantagens do plano contratado.

Ao aderir ao plano Energia³, o fornecimento de energia terá de ser suspenso?

Não. A adesão não pressupõe qualquer interrupção do fornecimento pelo que não sentirá qualquer alteração na forma como usufrui do fornecimento de eletricidade e gás natural, uma vez que o processo apenas implica alterações contratuais.

Ao aderir ao plano Energia³ é necessário realizar uma inspeção à instalação e aos equipamentos de gás?

Não é necessário realizar inspeção desde que tenha um contrato de gás natural ativo e o titular do contrato se mantenha o mesmo.

No caso de imóveis que não tenham qualquer contrato de fornecimento de gás natural, é necessário, de acordo com a lei em vigor, proceder a uma inspeção à instalação e aos equipamentos a gás.

Há algum custo de mudança de comercializador?

Não. A mudança de comercializador não tem qualquer custo para o consumidor. Esta é uma obrigação que decorre, desde logo, da legislação europeia sobre os mercados internos de eletricidade e de gás natural.

Como se processa a mudança para o plano Energia³?

Mudar para o plano Energia³ é fácil:

No prazo máximo de 30 dias após pedido de contrato de um plano Energia³ o Cliente receberá um SMS de confirmação da ativação do seu contrato. No caso de ter um outro fornecedor de energia não precisa de se preocupar com o cancelamento do seu contrato, a Galp Energia tratará de todo o processo de mudança.

A distribuidora de gás e/ou eletricidade faz a leitura final/inicial de contrato, indicando-a ao comercializador anterior e à Galp Energia. O fornecimento só se inicia depois de efetuadas estas leituras de contador e, a partir da dessa data, o consumidor receberá também a fatura de fecho de contrato do seu antigo comercializador.

A primeira fatura será emitida 30 dias após ativação do seu novo contrato.

Serviço Comfort Home

O Que é o serviço Comfort Home?

É um serviço exclusivo para Clientes Galp Energia que, por apenas 3,9€/mês, coloca à sua disposição um leque de profissionais especializados para solucionar problemas que possam surgir em sua casa (canalização, eletricidade, carpintaria, estores, pintura, vidros, etc.).

Inclui:

  • Descontos até 35% em grandes marcas (Leroy Merlin, Robbialac, Bosch, Prosegur, Mob e Deleme);
  • Assistência informática gratuita;
  • Deslocação em menos de 3 horas e oferta das primeiras 2 horas de serviço em caso de urgência;
  • Deslocações e orçamentos gratuitos nas restantes situações;
  • Preços de mão de obra tabelados e conhecidos no momento da contratação;
  • Garantia de 2 anos nos serviços prestados;
  • Oferta de 2h do serviço bricolage nos 2 primeiros meses após a adesão;
  • E muito mais.

Consulte mais informações acerca do serviço Comfort Home">.

O serviço Comfort Home fica imediatamente ativo após o pedido de adesão a um dos Planos Comfort?

O serviço Comfort Home estará disponível no terceiro dia útil após a aprovação do pedido de contrato de gás natural e/ou eletricidade, por parte do GPMC.

Depois da adesão ao Comfort Home, como posso aceder aos serviços?

Receberá na sua morada de correspondência, uma carta de boas vindas que contém o contacto de assistência do serviço Comfort Home e um Cartão Cliente com o qual se poderá identificar junto das empresas parceiras para usufruir dos descontos e benefícios.

Os serviços técnicos são gratuitos?

A deslocação a sua casa e o orçamento para o serviço técnico são sempre gratuitos.

Os custos relativos à mão de obra e materiais têm preços tabelados e competitivos:

  • €36,90/hora das 8h às 20h (dias úteis);
  • €46,74/hora das 20h às 8h (dias úteis, fim de semana e feriados);
  • €44,28/2 horas (serviços de bricolage).

Em situações de emergência é garantida a deslocação de um técnico em menos de 3 horas e são oferecidas as primeiras 2 horas de mão de obra.

Quais as situações em que devo solicitar o serviço de emergência no lar?

O serviço de emergência engloba:

  • Serviços de canalização: quando exista o risco de inundações por rutura de canalizações de água na casa do Cliente.
  • Serviços em vidros: Quando, por resultado da quebra de vidros exteriores, a habitação do Cliente fique desprotegida, existindo um perigo físico ou de vir a sofrer danos relacionados com inclemências meteorológicos.
  • Serviços de serralharia: quando, em consequência de qualquer evento acidental como a perda, roubo ou extravio das chaves ou inutilização da fechadura, por tentativa de roubo ou outra causa, o Cliente seja incapaz de aceder à habitação ou dela não possa sair. O serviço consiste na abertura da porta e em nenhum caso contempla a substituição da fechadura ou a reparação da porta.
  • Serviços de eletricidade: quando, em consequência de avarias nas instalações elétricas da habitação do Cliente ocorram falhas de energia em toda a habitação ou em qualquer uma das suas dependências. O serviço consiste apenas em restabelecer a iluminação, caso isso seja tecnicamente possível.
  • Serviços de gama branca: reparação de frigoríficos e/ou congeladores, no caso de não funcionarem ou funcionarem com baixo rendimento, e/ou reparação da máquina de lavar roupa e máquina de lavar loiça. Apenas possível quando os equipamentos não estejam cobertos pela garantia do fabricante.

Quais os serviços que são gratuitos?

O Comfort Home permite o acesso a um vasto conjunto de técnicos especializados com preços competitivos, sendo oferecidos os custos de deslocação e orçamentação (e as duas primeiras horas de mão de obra, em casos de urgência). Dispõe ainda de um conjunto de serviços gratuitos:

  • Assistência médica por telefone;
  • Assistência informática por telefone;
  • Serviço de informações;
  • Pesquisa de empregadas domésticas.

Para que serve o cartão de Cliente Comfort Home?

O cartão de Cliente permite usufruir de descontos junto das marcas parceiras:

  • Robbialac (tintas) 35%;
  • Leroy Merlin (bricolage) 5%;
  • Bosch (ferramentas elétricas) 25%;
  • Prosegur (segurança) 30%;
  • Deleme (janelas) 15%;
  • Mob (cozinhas) 20%.

Qual a validade do cartão de Cliente Comfort Home?

O cartão é válido por 12 meses, renovável por igual período, caso não haja manifestação em contrário por nenhuma das partes.

O que necessito fazer para usufruir de descontos nas marcas selecionadas?

Basta que apresente o cartão Comfort Home.

Como são atribuídos os descontos nas marcas selecionadas?

A atribuição de descontos nos parceiros varia mediante o parceiro, sendo que em alguns casos o desconto é concedido diretamente no ato da compra enquanto noutros o desconto é indireto (Leroy Merlin).

Consulte mais informações acerca dos descontos Comfort Home aqui.

O que acontece se cancelar o serviço Comfort Home?

No caso de manifestar a vontade de cancelar o serviço antes do período de vigência do contrato (12 meses) terá apenas de regularizar os valores por pagar, correspondentes ao número de meses que restam para a sua anuidade, conforme consta no contrato.